Loading...

O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS TEM LIGAÇÃO DIRETA COM A POLUIÇÃO DO AR!

Aterros sanitários, onde a maior parte do lixo orgânico acaba sendo despejado, são pontos fortes de liberação de metano. Este gás nocivo, nas duas primeiras décadas após sua emissão, é 84 vezes mais potente do que outros gases causadores do efeito estufa.

Você sabia que para cada quilo de comida que termina nos aterros, quase quatro quilos de gases são emitidos?

O premiado escritor Tristram Stuart, ativista pela produção de alimentos com impactos sociais e ambientais positivos, visitou uma fábrica de sanduíches em 2016 e percebeu algo marcante. Todos os dias, 13 mil fatias de pão eram descartadas.

Enquanto refletia sobre este problema, Tristam visitou o Projeto de Cervejas de Bruxelas, onde encontrou inspiração para um novo tipo de produção sustentável: uma cerveja chamada Babylon que era produzida com um ingrediente inusitado, o pão.

Hoje, Tristam Stuart lidera a produção de outra cerveja feita a base de pães, a Toast Ale e sua missão é resgatar 1 bilhão de fatias de pão que seriam desperdiçadas. Ele também tem a ambição de começar um movimento global e genuinamente ir mudando a atitude da sociedade em relação ao desperdício de alimentos.

“É um grande exemplo de como soluções inovadoras para o desperdício de alimentos podem crescer e operar em maiores escalas” disse Clementine O’Connor, Oficial de Programas para sistemas alimentícios sustentáveis da ONU Meio Ambiente.

Saiba mais sobre essa ideia inovadora no site da Onu.

Fonte: Onu Meio Ambiente

Link: unenvironment.org