A avaliação de TPH Fracionado é a que possui técnica mais complexa dentre as análises de TPH em água ou solo. Antes mesmo de se iniciar a análise é necessária uma etapa adicional, o procedimento do fracionamento, onde são separados os hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos através da passagem da alíquota extraída da amostra por uma coluna de sílica seguida da eluição dos compostos específicos com o solvente adequado (Figura 5). Após o fracionamento e apesar de seguir as mesmas metodologias das demais, esta modalidade analítica exige uma análise para cada separação do extrato sendo uma para os TPH Alifáticos e outra para os TPH Aromáticos. Para os TPH alifáticos a análise tem como referência n-alcanos individuais e para os TPH aromáticos devem ser feitas por compostos aromáticos de acordo com o composto aromático específico definido como marcador da faixa. O exemplo abaixo expressa os compostos que marcam as faixas de TPH alifáticas e aromáticas.
Normalmente o reporte é em faixas separando-se faixas de carbonos alifáticas e aromáticas. É a única análise que permite o uso dos dados para avaliação de risco à saúde humana. Atualmente, a CETESB publicou em sua planilha de avaliação de risco definindo as faixas específicas, conforme Tabela 1, a serem reportadas pelos laboratórios. Um reporte e limites de quantificação padrão deste tipo de análise é ilustrado na Figura 6.
A VAPOR SOLUTIONS É O PRIMEIRO E ÚNICO LABORATÓRIO BRASILEIRO ACREDITADO PARA ANÁLISES DE APH (Air Phase Petroleum Hydrocarbons).
Entre em contato e saiba como contratar a VAPOR SOLUTIONS